Com muitas notícias espalhadas a respeito de carnes estragadas mediante a operação da Polícia Federal que chamaram de “carne fraca”, muita gente ficou com medo de comprar carnes, pelo menos daquelas antes mencionadas nos jornais. Mas afinal, será que não teve algum tipo de sensacionalismo por trás de tanto barulho da mídia, ou a maioria da carne brasileira de fato é comercializada de forma irregular?

PUBLICIDADE

Seja como for, nunca é demais tomar cuidado quando se trata da saúde e conhecer bem o alimento que é colocado dentro de casa, é uma das formas mais eficazes de prevenção. A carne bovina pode ter vários aspectos, e nem sempre quando parece ser uma carne boa, de fato o é. Veja 5 sinais em uma carne que podem estar denunciando que é uma carne ruim:

1 – Observe a cor da carne.

Uma carne saudável apresenta sempre a cor de sangue. Caso a carne esteja muito escura, mesmo que dentro da validade, pode ser um sinal de que ela está ruim. Já quando apresentar cores esverdeadas ou até mesmo pretas, é sinal de que as bactérias já estão agindo na carne.

2 – O cheiro é um fator muito importante.

PUBLICIDADE

O cheiro da carne é sem dúvidas um dos sinais mais claros. Se a carne não cheira bem, algo está errado. Muitas carnes são vendidas embaladas, dificultando assim ao consumidor identificar o seu cheiro, desta forma, ao comprar uma carne embalada, a pessoa detectando mau cheiro, não deve consumi-la.

3 – Observar a textura.

A textura da carne deve ser como todos já conhecem. Caso apresente uma textura que não seja a comum, estando pegajosa ou até mesmo viscosa, é sinal de que bactérias já estão na superfície da carne. Não é uma carne boa.

4 – Temperatura

A temperatura deve ser observada do momento da compra até o armazenamento em casa. Visto que uma temperatura inadequada acarreta em estragar a saúde da carne, deve ser observado quando no supermercado, se a carne está bem refrigerada e quando em casa, a mesma coisa.

5 – Data de fabricação.

O ideal é comprar uma carne nova, pois é sinal de que o animal foi morto a pouco tempo. Quanto mais nova a carne, menos risco de estar estragada. Quando comprar carne embalada, fique atento(a) a data de validade e de fabricação. Dê preferência a carnes com data de fabricação próximas ao dia em que for comprada.

 

 

PUBLICIDADE

Gostou? então deixe seu like!